quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VALORIZANDO A CHAMADA MINISTERIAL
INTRODUÇÃO: A chamada ministerial precisa ser valorizada, não apenas por aqueles que são chamados por Deus, como também por toda a comunidade cristã.Valorizar , é o ato ou efeito de reconhecer as qualidades de alguém, de um feito ou de algo. Valorizar a chamada ministerial, é o ato ou efeito de reconhecer a importância da vocação divina para o Santo Ministério. Jamais devemos argumentar ou questionar os critérios divinos para a escolha das pessoas que são chamadas para o Ministério. Em Mc.3.13, está escrito que Jesus “Depois, subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto Dele”. Jesus chama os que Ele quer, e não os que nós queremos. A chamada ministerial precisa ser valorizada, porque, ela veio do alto. Jesus subiu ao monte para chamar os seus discípulos, para revelar a eles que, a sua chamada partiu do alto, partiu do Monte. Em Ex.19.20, está escrito que “Descendo o Senhor para o cimo do monte Sinai, chamou o Senhor a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu”. A nossa chamada deve ser valorizada, porque, ela veio do alto, ela veio do Senhor. A chamada ministerial precisa ser valorizada, porque, nós fomos constituídos como “embaixadores em nome de Cristo” (2 Co.5.20). Embaixador, sugere a idéia de alguém enviado no lugar de seu Senhor ou Rei e autorizado com a sua autoridade. O Ministro do Evangelho é um Embaixador que está autorizado a agir em Nome de Cristo. O Embaixador de Cristo é um cidadão do céu (Fp.3.20-21) enviado a homens rebeldes, no lugar do seu Rei, Cristo, com o objetivo de oferecer as condições de paz que o Evangelho oferece. A honra e a glória do seu Rei e Senhor dependerão de suas palavras e comportamento. Por isso, a chamada ministerial precisa ser muito valorizada.

I- TIPOS DE CHAMADA

Existem vários tipos de chamada: 1)- Chamada Universal; 2)- Chamada Ministerial; 3)- Chamada Especifica. Vejamos:

1- CHAMADA UNIVERSAL – A chamada universal é extensiva a todas as pessoas indistintamente. Todas as pessoas são convidadas para a salvação e chamadas para o arrependimento (Mt.11.28; At.17.30; 1 Tm.2.3-5; Ap.22.17 etc..). As pessoas que atendem ao chamado para o arrependimento e a salvação, também atendem aos seguintes chamados:
1.1-Chamados para o seu reino – 1 Ts.2.12
1.2-Chamados á liberdade – Gl.5.13
1.3-Chamados para ser filhos de Deus – Rm.9.26
1.4-Chamados para ser irmãos de Cristo – Hb.2.11
1.5-Chamados para a sua maravilhosa Luz – 1 Pd.2.9
1.6-Chamados para as Bodas do Cordeiro – Ap.19.9
1.7-Chamados pelo Senhor nosso Deus – At.2.39

2- CHAMADA MINISTERIAL – A chamada ministerial é uma espécie de “segunda chamada”. A primeira chamada é para o arrependimento e a salvação. A segunda chamada é a convocação do Senhor da seara ás pessoas escolhidas para o exercício da obra de Deus. A primeira chamada é para todos, porém, a segunda chamada é para um grupo seleto. Quando Deus escolheu a nação de Israel para ser o seu povo peculiar, Ele chamou todas as 12 Tribos (Gn.49.28; Ex.19.4-6). Porém, dentre as 12 Tribos, Ele escolheu e chamou para o Santo Ministério, apenas a Tribo de Levi (Nm.1.47-54; 17.1-8 etc..). A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, todos os homens chamados por Deus precisavam ser qualificados. Existe um ditado que diz: “Deus não chama os capacitados, porém, capacita os que Ele chama”. Porém, acrescento o seguinte: “Deus chama os capacitados por Ele, e capacita também os que Ele chama”. Vejamos:
2.1- Moisés se achava incapaz, mais era capacitado, e Deus o capacitou ainda mais (Ex.4.1-12). Um homem formado em todas as ciências do Egito não poderia ser incapaz (At.7.22).
2.2- Os homens escolhidos para ajudar Moisés precisavam ser qualificados e capazes – Ex.18.21
2.3- Os 70 Anciãos auxiliares de Moisés precisavam ter as qualidades de lideres – Nm.11.16-17
2.4- Em 1 Crônicas 9.13, havia 1.700 homens capazes para a obra do Ministério da Casa de Deus.
2.5- Os Engenheiros e Arquitetos do Tabernáculo precisavam ser qualificados – Ex.31.1-11 e 36.1
2.6- Os Arquitetos e Engenheiros do Templo de Salomão precisava ser qualificados – 2 Cr.2.13-14
2.7- Os primeiros obreiros consagrados na Igreja Primitiva precisavam ser qualificados – At.6.3-5

2.8- Em 1Timóteo 3.1-13, estão todas as qualificações exigidas nas pessoas chamadas para o Ministério.

3-CHAMADA ESPECIFICA – A chamada especifica é uma escolha nominal do Senhor, com o objetivo de enviar e escolher pessoas para uma missão ou obra especial. Vejamos:
3.1- Os 12 Apóstolos foram chamados nominalmente e escolhidos para uma missão especial e especifica de serem as colunas principais da Igreja (Gl.2.9; Ef.2.20 e Ap.21.14).
3.2- Paulo foi chamado de forma especifica para levar o Nome do Senhor perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (At.9.1-15). Paulo foi designado por excelência como o “Apóstolo dos Gentios” – 1 Tm.2.7
3.3- Barnabé e Saulo foram chamados nominalmente pelo Espírito Santo para uma obra especifica – At.13.2-4
3.4- Bezaleel e Aisamaque foram chamados nominalmente por Deus para a obra especifica do Tabernáculo – Ex.31.1-11
3.5- Em Gn.6.13, Noé foi chamado de forma especial e para uma obra especifica de construir a Arca.
3.6- Em Gn.12.1-3, Abraão foi chamado de forma especial e para uma missão especifica de todas as famílias da terra serem abençoadas por sua causa.
3.7- Em Gn.28.12, Jacó foi chamado de forma especial e com a missão especifica de ser o progenitor das 12 Tribos que formariam a nação de Israel.
3.8- Em Gn.41.38-43, José foi chamado de uma forma especial e para uma missão de governar o Egito e administrar uma crise mundial.
3.9- Em Ex.3.7-10, Moisés foi chamado com uma missão especial de libertar o povo de Israel do Egito.
3.10- Em Nm.27.18-23, Josué foi chamado com a missão especial de introduzir o povo de Israel na Terra Prometida.
3.11- Em 1 Sm.3.1-10, Samuel foi chamado de forma especial para realizar uma grande obra em Israel.
3.12- Em 1 Sm.16.13, Davi foi chamado de uma forma especial e escolhido pelo próprio Deus para ser o maior rei da História de Israel.
3.13- Em 1 Rs.19.19, Eliseu foi chamado de forma especial para suceder o profeta Elias.
3.14- Em Is.6.8-9, Isaías foi chamado de forma especial para ser o maior profeta evangélico do Antigo Testamento.
3.15- Em Jr.1.5, Jeremias foi chamado por Deus desde o ventre de sua mãe para ser o profeta das nações.
3.16- Em Ez.2.1-8, Ezequiel foi chamado por Deus para uma missão especial de ser um atalaia de Deus.
3.17- Em Am.7.15, Amós foi chamado de forma especial para profetizar ao povo de Israel.
3.18- Em Jn.1.2, Jonas foi chamado para uma missão especial de pregar para os ninivitas.
3.19- Em Gl.1.15-16, Paulo foi chamado desde o ventre materno para uma missão especial de tornar o mistério de Deus conhecido entre os gentios.

4- AS TRÊS FASES DE UMA CHAMADA MINISTERIAL

A chamada ministerial pode ser dividida em três fases: 1)-Vinde; 2)-Ficai; 3)- Ide. Vejamos:

4.1- VINDE – Em Mt.4.18-19, Jesus observando a Pedro e André, disse-lhes: “VINDE após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Primeiro, Jesus nos chama para aprendermos com Ele. “Vinde a mim...e aprendei de mim...” (Mt.11.28-29), esse foi o convite de Jesus extensivo a todos. Ninguém pode ser chamado para o ministério, se primeiro, não nascer de novo. Nicodemos era um mestre da Lei, porém, não havia ainda nascido de novo (Jo.3.1-10).

4.2- FICAI – Em Lc.24.49, Jesus disse aos seus discípulos: “Ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Esse “ficai”, fala da preparação que o obreiro precisa ter. Antes de ir, o obreiro deve ficar em Jerusalém. Jerusalém simboliza o nosso lugar de preparação, até que sejamos revestidos de poder e capacitados para exercermos o nosso ministério. O obreiro chamado por Deus precisa investir na sua educação e desenvolver a sua aptidão para o ensino da palavra de Deus (1 Tm.3.2). Paulo aconselhou a Timóteo se aplicar á leitura (1 Tm.4.13). O obreiro chamado por Deus deve se aplicar á leitura da Palavra de Deus e de outros bons livros (2 Tm.4.13). Em Ef.6.15, Paulo afirma que devemos calçar os pés com os sapatos da preparação do Evangelho da Paz. Para pisarmos em serpentes e escorpiões é preciso estarmos calçados (Lc.10.19). O obreiro não pode sair por ai descalço, é preciso estar bem calçado, e revestido de toda a armadura de Deus.

4.3- IDE- A terceira fase da chamada ministerial é IDE. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc.16.15). Para ir é preciso já estar preparado. Entre o VINDE e o IDE deve haver um bom período de preparação. Os discípulos permaneceram três anos e meio aprendendo aos pés do Mestre dos mestres. Paulo permaneceu um bom tempo se preparando (Gl.1.15-18). Na fase do IDE, o obreiro chamado por Deus já deve ter o selo da aprovação divina ( 1 Tm.2.15). Tendo já a aprovação divina de seu ministério, o homem chamado por Deus deve então obedecer o seguinte IDE: “IDE, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt.28.19).


II- VALORIZANDO A CHAMADA MINISTERIAL

A)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.3.7-8, Paulo afirma que, se o ministério da Antiga Aliança se revestiu de glória, “como não será de maior glória o ministério do Espírito!”
B)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.4.1, Paulo afirma que “tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos”.
C)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.5.18, Paulo afirma que Deus nos deu o “ministério da reconciliação”.
D)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.6.3, Paulo afirma que não devemos dar nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja censurado.
E)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em Cl.4.17, Paulo aconselhou a Arquipo, dizendo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires”.
F)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 1 Tm.1.12, Paulo afirma que devemos ser gratos a Jesus Cristo, por nos ter designado para o ministério.
G)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Tm.4.5, Paulo aconselhou a Timóteo cumprir integralmente o seu ministério.
H)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Tm.4.11, Paulo valorizou a chamada ministerial de João Marcos.
I)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em Hb.8.6, está escrito que Jesus teve um Ministério Excelente! Devemos também procurar desenvolver um ministério excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário